Você está procurando qualidade técnica para vencer as competições, recursos para melhorar o seu desempenho e performance, você sabia que a hipnose pode te ajudar?
Então vamos aprender um pouco sobre a hipnose esportiva, como ela pode ajudar nas atividades durante os treinos, no desenvolvimento das habilidades. Entre outros pontos, que certamente se você ainda não conhece, precisa conhecer.
Todo e qualquer atleta precisa ter um alto nível de concentração durante os treinos e as competições. O cansaço e fadiga derivados dessas atividades podem afetar o equilíbrio emocional deles.
Aí que entra a hipnose que pode ajudar a reequilibrar toda estrutura psíquica desses atletas.
Resgate de Estado
Uma das modalidades usadas na hipnose esportiva é o chamado Resgate de Estado: Mas porque esse nome? Alguns atletas gostam da ideia de ser jogadores, mas, por algum motivo, eles não sentem mais aquela vontade de estar competindo, e nem treinam como antes.
E, isso costuma acontecer em atletas mais experientes, que já venceram algumas vezes, e as competições se tornaram de certa forma, uma obrigação.
Então, geralmente será feita uma hipnose de regressão para algum momento em que eles gostaram muito, por exemplo, para um momento de vitória durante uma competição, para resgatar aquele estado, o porquê ele gostava tanto de ser um esportista.
Isso acontece porque, ainda que os objetivos tenham sido alcançados, as intenções do porquê ele gostava tanto de praticar esse esporte são próprias de cada um, e sem esse estado inicial, o esportista perde a vontade de competir.
Resgate de Estado
Outra técnica que será sempre utilizada é, a Resgate de Estado. Porque alguns atletas irão chegar querendo o resgate do estado, mas, outros ainda estarão com o sentimento da intenção, mas, podem estar inseguros quanto a realização de objetivos. Isso costuma acontecer em atletas mais novos.
No momento que essa visualização aparecer na mente dele, ela será de certa forma real, e então quando o atleta estiver desempenhando sua atividade, irá reconhece-la, tornando as coisas mais fáceis.
Âncora de local seguro
Outra técnica utilizada é a âncora de local seguro. Nessa técnica, você consegue bloquear o seu adversário através do psicológico. Por exemplo, se utilizando de gestos ou de objetos que remetem o sujeito a um local seguro, ou, a um dia de vitória, por exemplo.
Essa técnica é bastante vista em lutas de MMA, quando o lutador chega e faz algum gesto já conhecido do público, como sendo sua marca registrada, para impor sua presença ao adversário.
Um exemplo, disso era o lutador Anderson Silva, que já chegava impondo sua presença em suas lutas. Não sabemos se ele era adepto da hipnose esportiva, mas, certamente praticava, ainda que não soubesse disso.
Catarse e motivação
Outra abordagem da hipnose esportiva, envolve catarse e motivação. Essa técnica não é tão usada como as outras, mas, tem feito cada vez mais parte dos treinos dos esportistas. Ela funciona com alguns experimentos vivenciais, por exemplo, escrever em papeis, sendo utilizados como rituais.
Essa motivação ajuda a eliminar do atleta os pensamentos de fracasso e perda, criando gatilhos para fortalecer os pensamentos mesmo durante a competição. Exemplo, em um jogo de tênis, o atleta perdeu um saque que ele poderia ganhar um ponto, o gatilho fará com que ele continue o jogo com a mesma sensação de quando entrou, sem se deixar abater.
A hipnose vai ajudar o atleta a se desligar dos problemas pessoais e se concentrar somente na atividade esportiva, também vai ajudar a melhorar autoestima do atleta, que é fator importante, já que ele não pode se achar incapaz para vencer.
Ela também ajuda o atleta na questão das dores que ele sente pelos treinos e fadiga muscular, reduzindo essas dores e trazendo mais leveza para seus treinos e competições.
Mais vantagens da Hipnose no Jiu jitsu.
Os atletas possuem uma ansiedade pré competição bastante elevada, e esse problema também pode ser reduzido com a ajuda da hipnose, que criará gatilhos mentais para que ele não sofra dessa ansiedade.
Nas semanas e dias anteriores da competição, o atleta pode recorrer a terapia, e, inclusive, pode fazer horas antes da competição.
Outra vantagem da hipnose, é a quebra de medo do adversário. Esse medo do adversário também é bastante comum entre os atletas. A hipnose ajuda a acabar com isso, para que ele não atrapalhe o atleta durante a competição, que muitas vezes até perde, simplesmente pelo medo exagerado.
Existem alguns atletas que já se declararam adeptos da hipnose esportiva para melhorar seus treinos e sua performance nas competições, são eles, Michael Phelps, Tiger Woods, Michael Jordan e o ginasta olímpico brasileiro Arthur Zanetti.
Já deu para perceber que só nomes de peso, não é? Então certamente, a hipnose esportiva tem o seu valor.
Escute meu podcast clicando aqui
Ela tem ganhado cada vez mais força entre os esportistas, daí o seu nome hipnose esportiva, e também entre jogadores de poker e gamers, por ser tão importante no preparo mental.
Existe também a auto hipnose esportiva, em que o atleta sozinho pode praticar a técnica e se beneficiar de todas essas vantagens.
Então, dá próxima vez que você ver um grande atleta entrando em uma competição, você já irá reparar o quanto ele estará concentrado e focado no momento presente. Isso já é parte da auto hipnose, que ele estará praticando, ainda que de forma inconsciente.
Se você é um esportista e quer melhorar seus resultados dentro e fora das quadras ou dos campos, conheça a hipnose esportiva que trabalhará sua mente e te ajudará a alcançar grandes vitórias!